sexta-feira, 29 de julho de 2011

O Projovem Adolescente encerra Colônia de Férias com campeonato esportivo:

Nesta última quinta-feira (28 de julho), ocorreu o encerrramento da Colônia de Férias do PROJOVEM ADOLESCENTE, com a realização de campeonato de futebol para os meninos e queimado para as meninas, com premiação de troféu e medalhas para os participantes e vencedores. Na oportunidade, contamos com a participação unânime dos três (03) coletivos existentes, inclusive o coletivo do Juremal, totalizando uma média de 75 adolescentes do Programa. As atividades normais terão início no dia 09 de agosto, dando continuidade as ações socioeducativas, como oficinas, cursos de capacitação profissional, aulas de violão, dentre outas atividades.


quinta-feira, 28 de julho de 2011

ACONTECE: IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE BARAÚNA/RN


 
Próxima quarta-feira, dia 03/08/2011, acontecerá na sede da SEMASC a IV Conferência Municipal de Assistência Social, que segundo Francisca Núbia Oliveira Bezerra, Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS e Gestora da Assistência Social será um momento importante para  o município, pois a população terá a oportunidade de avaliar os serviços prestados e propor novas ações.
A expectativa é que participem cerca de 200 pessoas, representantes de usuários da assistência, trabalhadores, prestadores de serviços e autoridades locais. Neste ano a Conferência trará como tema :“Avanços na Consolidação do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, com a valorização dos trabalhadores e a qualificação na gestão dos Serviços, Programas, Projetos e Benefícios”. A abertura oficial do evento contará com a presença do senhor Prefeito Aldivon Simão do Nascimento, as atividades iniciarão as 7:30 com o credenciamento e Coffee Break e seguirá até as 16:30h conforme programação abaixo:
7:30 as 8:30 - Credenciamento e Coffee Break;
8:30 as 8:50 - Apresentação Cultural – Grupo de Violão do PROJOVEM;
8:50 as 9:20 - Cerimônia de abertura – Composição da mesa, pronunciamento das autoridades e apresentação dos novos membros do CMAS;
9:20 as 9:40 - Leitura e aprovação do Regimento Interno – Assistente Social Maria Regina Costa;
9:40 as 10:20 - Palestra Magna: “Consolidar o SUAS e valorizar seus trabalhadores” ministrada pela Assistente Social Elayne Cristina de Paiva Dias Anísio.
Coordenação da Mesa: Lúcia Helena Pereira de Araújo – Gestora Municipal do Programa Bolsa Família - PBF
10:20 as 12:00 – Trabalhos em grupos: Apresentação dos subtemas (Reordenamento e qualificação dos serviços socioassistenciais. Facilitadora: Cédina Maria de Araújo – Assistente Social; 3- Fortalecimento da Participação e do Controle Social. Facilitadora: Jerusa Paiva – Assistente Social;4- A centralidade SUAS na erradicação da extrema pobreza no Brasil. Facilitador: Lieberty Abreu Batista – Assistente Social); Avaliação da Assistência Social no município e Construção das propostas;  
12:00 as 13:00 – Intervalo para almoço;
13:00 as 16:00- Plenária Final: a) Apresentação do relatório dos trabalhos de grupo e aprovação das propostas a serem enviadas a VIII Conferência Estadual. b) Processo de escolha dos/as delegados/as para VIII Conferência Estadual;
16:30 – Encerramento.

Contamos com a participação de todos/as!!!
CMAS - BARAÚNA










Projeto “Reconstruindo as Relações Familiares”

    Aconteceu na última sexta-feira (22 de Julho de 2011), mais uma reunião do Projeto "Reconstruindo as Relações Familiares" com a Rede de Assistência (Conselho Tutelar, COMDICA, CRAS, CREAS, Saúde e Educação). Na oportunidade foi dado um informativo geral das ações que vem sendo implementadas em prol da criança e do adolescente do município de Baraúna, bem como de seus familiares. Entre outras atividades, estão inclusos cursos de formação profissional como Eletricista Predial, Assistente de cabeleireiro, Educação Ambiental, Quintais Produtivos e em breve, curso de Instalador Hidráulico.

 

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Ofícina de Boas Práticas de Fabricação – BPF e Processamento de Doces

Ocorreu nesta quinta-feira, dia 21 de julho, nas Instalações da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania – SEMASC, oficina de Boas Práticas de Fabricação – BPF e Processamento de Doces, realizada pelas Extensionistas da EMATER: LEILA PAIVA, ILKA LINS, MYRNA LAMPREIA E GRASIELA BARBOSA(Gestora do Escritório Local)  em parceria com a Prefeitura Municipal de Baraúna.
A Oficina foi realizada para capacitar Produtoras Rurais que fornecerão seus produtos ao Programa Compra Direta do Município. A Oficina foi dividida em dois momentos: 
  Parte teórica – abordou as boas práticas de fabricação que precisam ser implantadas na produção de alimentos seguros. 
  Parte prática – processamento de doces de banana e mamão com coco. Nesta etapa foram aplicados os conhecimentos adquiridos na parte teórica, que vão desde a seleção da matéria-prima, lavagem e higienização das frutas, como também técnicas de preparo, utilização de embalagens e rótulos adequados.
   O Programa Compra Direta da Agricultura familiar, é coordenado pela EMATER que compra a um preço justo a produção da agricultura familiar e doa às Instituições Socioassistenciais.
   Neste ano de 2011, o Programa Compra Direta tem previsão de começar a comprar e distribuir os produtos a partir do Segundo Semestre.



 

 

terça-feira, 19 de julho de 2011

Lista do Cadastro Único - Bolsa Família

As informações contidas na listagem refletem o espelho da base do Cadastro Único do mês de Agosto de 2011 numa data anterior a de geração desta folha de pagamentos, podendo ter as situações apresentadas alteradas após sua geração. 
O governo federal esta permanentemente aperfeiçoando o programa bolsa família.

Segue o link para Download:
https://docs.google.com/leaf?id=0Bzqy8JT0hryCMzM2YmFkYzYtZmRhNS00YTk0LWFkMDktZjIxNjQwZjE2NTBi&hl=pt_BR


Atenciosamente,
A coordenação do Programa Bolsa Família

Projeto Quintais Produtivos

Iniciou-se no dia 14 de Julho de 2011 as primeiras atividades do Projeto Quintais Produtivos, mais uma das atividades do Programa Municipal de Inclusão Social e Produtiva da Secretária Municipal de Assistência Social - SEMASC. O Projeto Quintais Produtivos conta com a parceiria da EMATER local, através da Agrônoma Graziela Abreu Barbosa Fernandes que está coordenando o curso de horticultura agroecológica.
O referido Projeto beneficiará 25 famílias residentes no conjunto Cinderela, Planalto e imediações, as famílias foram sensibilizadas através de visitas domiciliares de técnicos da SEMASC.
Na primeira etapa as famílias serão capacitadas e na segunda iniciarão o cultivo de hortas nos quintais com o assistência do técnico agrícola José Ferreira (Zequinha). As famílias receberão um kit contendo (regador, pazinhas, sementes, adubos etc.).


 
 

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Preparatórias para IV Conferência - CMAS

Desde a semana passada começaram na SEMASC, os preparativos para a IV Conferência Municipal de Assistencial Social. Este ano o tema versará acerca dos “Avanços na consolidação do SUAS, com a valorização dos trabalhadores e a qualificação na gestão dos serviços, programas, projetos e benefícios” .
O Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS como órgão de controle da política municipal de assistência social será o principal mobilizador e organizador da Conferência. Quanto aos Usuários da Assistência, esses serão os protagonistas e tomarão parte das discussões. A IV Conferência acontecerá no dia 3 de Agosto de 2011 na sede da SEMASC durante todo o dia e contará com a participação de representantes da Sociedade Civil e dos Órgãos Governamentais.

Solenidade de entrega de CDI

Nesta última terça-feira (12 de Julho de 2011) foi realizado na SEMASC, através da Junta de Serviço Militar de Baraúna, mais uma entrega de CDI (Certificado de Dispensa de Incorporação) conhecido como Reservista.
Na solenidade esteveram presentes autoridades como delegado da 4° Delegacia do Serviço Militar e 1° Tenente Ernando Correa Pereira, que na ocasião ressaltou a importância do CDI por ser um documento exigidos tanto pelas empresas públicas como privadas no momento da contratação de trabalho, principalmente, os cidadão admitidos através de concursos públicos, além de preparar os cidadãos para servir á pátria.
Vale salientar que, nos últimos meses a Junta de Serviço Militar de Baraúna, que tem como secretário o Senhor Jose Ismael Dias Silva, vem realizando em média 45 alistamentos ao mês.


CADASTRO ÚNICO/ BOLSA FAMILIA- Baraúna –RN

   O Programa do governo Federal Bolsa Família funciona no prédio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Antigo Conviver), na Rua Jose Andre, Sn. A equipe é composta pela Gestora Lucia Helena, A Assistente Social- Maria Jerusa de Paiva; Marcos Paulo- digitador e as Agentes Solidarias: Fabiana da Silva, Sinara Yoshiara e Kelly Matias- (entrevistadoras  e digitadoras), Valderlania (recepcionista e entrevistadora), Cleidinha, Selma e Zadrinha (entrevistadoras)
   Toda a equipe vem desenvolvendo um trabalho contínuo de atualização e inclusão cadastrais, revisão cadastral da TCU com visitas domiciliares utilizando o novo formulário da versão online.
   Para maiores informações acesse: cadunicobarauna@hotmail.com

segunda-feira, 11 de julho de 2011

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI, inicia colônia de férias.

Tem início na próxima semana a colônia de férias do PETI-Programa de Erradicação do Trabalho Infantil      e se prolonga até a primeira semana de agosto. O Programa no município de Baraúna-RN, este ano, tem recebido uma demanda bem maior que nos últimos dois anos, para se ter uma ideia estamos com mais de 150 (cento e cinquenta) crianças e adolescentes matriculados e frequentando na zona urbana (SEMASC)     e cerca de 130 (cento e trinta) na zona rural (Velame,Poço Novo,Caatingueira,Juremal e Pico Estreito). A dinâmica que vem sendo implementada no PETI é sempre em torno de reforço escolar (com oito horas semanais, de segunda à quinta) ; além disso, práticas desportivas, lazer, viagens educativas (visitas a    museus, sítios arqueológicos...), aulas de violão entre outras atividades, que venha a somar para a     formação dos alunos como cidadãos.











NOMEAÇÃO DE NOVOS MEMBROS DO CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - CMAS

Através da Portaria Nº 059/2011Gabinete do Prefeito, Senhor Aldivon Simão do Nascimento, nomeiou 22/06/2011 novos membros do CMAS de Baraúna, que terão mandato de 2 anos. O CMAS é um órgão deliberativo responsável pelo acompanhamento, monitoramento e avaliação da Política Municipal de Assistência Social e está, diretamente, ligado a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania - SEMASC.  Para conhecimento da população segue abaixo a relação das instiuições, que atualmente compõem o referido Conselho, com seus respectivos representantes:

·         Representando a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania:
Titular: Francisca Núbia Oliveira Bezerra
Suplente: Maria Mary Lima de Medeiros
·         Representando a Secretaria Municipal de Educação:
Titular: Lucinete Timóteo da Silva
Suplente: Francisca Lúcia de Amorim
·         Representando a Secretaria Municipal de Saúde:
Titular: Jailma da Silva Nogueira
Suplente: Ana Sílvia Abreu do Monte
·         Representando a Secretaria Municipal de Finanças:
Titular: Tértulo Alves da Silva
Suplente: Maria Marcicleide Alves de Lima
·         Representando o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Baraúna – SINDSERB:
Titular: Agenil Felipe Fernandes
Suplente: Maria Sandolene da Silva Santos
·         Representando o Conselho Tutelar:
Titular: Edinilza Gabriel da Silva
Suplente: Marcondes dos Santos Duarte
·         Representando o Conselho Comunitário de Primavera:
Titular: Ildeneide Mendes Leite da Silva
Suplente: Lairton Pereira Viana
 ·         Representando a Igreja Católica:
Titular: Silvana Maria Pereira da Silva
Suplente: Maria Elisabete dos Santos Dantas


quinta-feira, 7 de julho de 2011

INICIADO CURSO DE CUIDADORES

Ontem dia 06/07/11 às 14:30h, no Centro de Referência de Assistência Social - CRAS,  foi aberto o curso de Cuidadores para pessoas com dificuldades de mobilidade (idosos, portadores de deficiências, doentes, etc.). O momento foi coordenado pelo Psicólogo do CRAS José Luiz Teixeira que fez uma apresentação da programação aos 30 inscritos. Na ocasião esteve presente a Secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania SEMASC, Francisca Núbia Oliveira Bezerra, que abriu o evento falando da importância do/a cuidador/a na vida de uma pessoa com dificuldade de mobilidade e também da possibilidade do/a participante com a capacitação ajudar uma familiar e até adquirir uma oportunidade de ocupação e renda. 
O curso terá carga horária de 20h/aulas, dividido em módulos e está previsto para encerrar no dia 05/08/11 com entrega de certificados.

terça-feira, 5 de julho de 2011

Programa de Capacitação para Inclusão Social e Produtiva do Municipio

Prefeitura Municipal de Baraúna/RN , através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania-- SEMASC, lançou o PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PARA INCLUSÃO SOCIAL E PRODUTIVA, que entre outras ações conta-se  com o  Projeto Reconstruindo as Relações Familiares, em parceria com a MIZU - VIA, está implementando hoje (04/07/2011)  os cursos de Eletricista Predial, Assistente de Cabeleireiro, Educação Ambiental que irão atender diretamente cerca de 200 famílias do PBF(Programa Bolsa Família) principalmente jovens entre 16 e 18 anos.

Jovens beneficiados e suas famílias participaram do lançamento do Programa


A solenidade oficial de lançamento do ProGRAMA foi realizada no dia 22 do mês de junho, com a presença do Prefeito Aldivon Nascimento, Vereadores, Secretários Municipais, Rede Municipal da Assistência Social (CRAS, CREAS, COMDCA, Conselho Tutelar) e parceiros SENAC, SENAI, bem como, jovens e familiares participantes dos cursos.